terça-feira, 1 de maio de 2012

ALFABETIZAÇÃO TAMBÉM ACONTECE EM CASA


8 DICAS PARA ESTIMULAR SEU FILHO A ESCREVER.




Para qualquer lugar que se olhe é possível perceber: vivemos em um mundo letrado. Nomes de lojas, indicações no trânsito, anúncios, destinos de ônibus, embalagens de produtos, na caixa do brinquedo, no videogame, as letras estão por toda a parte, dentro e fora de casa. E por isso, o contato das crianças com a escrita acontece muito antes de isso ser trabalhado formalmente na escola.
São os pais, portanto, os primeiros a terem a oportunidade de apresentar esse maravilhoso universo a seus filhos e ajudar a tornar a escrita, mais do que algo prático, em um prazer. Não se trata, no entanto, de assumir a missão de ensinar o filho a escrever. Apenas criar (e manter) uma boa base para o trabalho que a escola fará depois. 


"Tão importante quanto um ambiente que seja favorável e estimule a curiosidade é o respeito ao ritmo da criança. Não é saudável a ansiedade em ver o filho escrevendo precocemente, pois isso gera uma pressão que poderá levar a um desinteresse mais para frente", comenta Sonia Maria Sellin Bordin, fonoaudióloga doutorada pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).


Mesmo após o período de alfabetização, há muito o que fazer em casa. "É preciso trazer a escrita para a rotina e envolver a criança em situações nas quais ela é utilizada", defende Silmara Carina Munhoz, doutora em psicologia e professora da Faculdade de Educação da UnB (Universidade de Brasília).


As duas especialistas apresentam dicas de como despertar e ajudar seu filho a manter o gosto pela escrita:


  1. Repensar a própria relação com a escrita
  2. Saber que tudo começa com a leitura
  3. Criar um ambiente no qual regras são seguidas
  4. Usar a escrita rotineiramente
  5. Promover jogos e atividades com escrita
  6. Valorizar a produção
  7. Preocupar-se com a caligrafia na medida certa
  8. Não abandonar o processo


Fonte educar

Nenhum comentário:

Postar um comentário