terça-feira, 27 de julho de 2010

Aprendendo sobre metacognição

A AFECTIVIDADE E A METACOGNIÇÃO NA SALA DE AULA

Resumo escrito:rozeandreia
O conhecimento metacognitivo divide-se em três: conhecimento da pessoa, que se subdivide em intra-individuais e está relacionado às idéias sobre nós mesmos;interindividuais que se refere a comprações entre individuos e universais que está ligado ao funcionamento do pensamento humano, conhecimento da tarefa que se refere-se ao alcance, extensão, solicitação e exigência de uma tarefa; conhecimento de estratégias que está ligado ás estratégias gerais e específicas de aprendizagem(saber onde, como e porquê utilizá-las) - encontramos aí, estratégias metacognitivas, afetivas e de gestão de recursos.



Adentrando mais diretamente na relação na relação direta com a afetividade; ansiedade, que é uma emoção;motivação que se refere à soma de desejos e vontades; atribuição que esta ligado a processo pelo qual o individuo impute seu comportamentoou o do outro.O individuo durante as atividades perpassa de um para o outro continuamente, de forma incostante.E, é justamente através de estratégias metacognitivas que o individuo controla essas interações.

Buscando alcançar a metacognição na sala de aula, o professor deve desenvolver trabalhos em equipes, realizar tarefas específicas com a participação de todos e cooperação. Objetivando, com isso, oportunizar a construção de relações humanistas, dando importância à aprendizagem centrada no aluno.O trabalho em equipe apresenta-se como grande aliado no desenvolvimento da metacognição e da afetividade. O intercâmbio entre os alunos permite compreender a diversidade dos pensamentos.- cada um apresenta um tipo de pensamento sobre o mesmo assunto. Permite a busca de diferentes pensamentos para o aperfeiçoamento do próprio indivíduo e da forma desse agir.

No plano afetivo, mais especificamente, o trabalho em equipe permite ao aluno dar-se conta das igualdades e diferenças entre cada ser que compõe o grupo, suas limitações e suas superações; o que permite diminuir a ansiedade e facilita oprocesso ensino e aprendizagem. Além de todo o trabalho desenvolvido em equipe, faz-se necessário a explicação e a avaliação da mesma forma . A apresentação e a avaliação dos colegas às diferentes formas de pensar ou agir oportunizam a conscientização do pensar diversificado e do nosso próprio pensar.

Para finalizar a obra são apresentada diferentes atividades favorativas da metacognição e da afetividade em sala de aula. São atividades ligadas à disciplina de Matemática que podem ser utilizadas no dia-a-dia escolar. Tais atividades foram aplicadas(testadas) e trazem os objetivos afetivos e metacognitivos, procedimentos, preocupações, sugestões utilizadas, vantagens, limitações. fontes e referencias e, mais ainda, um parecer de alguns especialistas e professores em relação à atividade desenvolvida.



A AFECTIVIDADE E A METACOGNIÇÃO NA SALA DE AULA Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/books/1834173-afectividade-metacogni%C3%A7%C3%A3o-na-sala-aula/

domingo, 25 de julho de 2010

VIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação


Tema: EDUCAÇÃO PARA UM MUNDO SEM FRONTEIRAS
Período: 08, 09 e 10/09 de 2010
Local: Centro de Convenções de Pernambuco



Apresentação
O VIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação já integra o calendário científico-educacional brasileiro. Será realizado de 8 a 10 de setembro de 2010 no Centro de Convenções de Pernambuco, constando de conferências, palestras e minicursos. Os palestrantes, nacionais e internacionais, são reconhecidos no mundo da educação.

O Salão de Tecnologia e Inovação acontecerá paralelamente ao Congresso, expondo, divulgando e comercializando produtos e serviços especializados nas áreas educacional, comercial e empresarial, com ênfase para as produções de alta tecnologia. Este ano, o Salão ganha nova dimensão com a ampliação do escopo, buscando eliminar fronteiras entre empresas focadas na inovação e os consumidores do Brasil.

O Espaço do Conhecimento apresentará projetos e pesquisas educacionais, através de sessões de comunicação oral e exposição de pôsteres, para fomentar a produção científica dos educadores e pesquisadores.

O tema central deste VIII Congresso, “EDUCAÇÃO PARA UM MUNDO SEM FRONTEIRAS”, pretende abordar a educação não apenas como instrumento de formação para o trabalho, mas focada na formação de um cidadão voltado para o mundo, sem perder de vista as questões locais e regionais.

As fronteiras geográficas já foram transpostas, agora, desejamos romper com outras fronteiras: a da inclusão, da educação de qualidade para todos, da solidariedade, do trabalho participativo, da convivência democrática, da igualdade de oportunidades, da tecnologia, da diversidade.

Agradecemos aos patrocinadores, que aliam-se mais uma vez ao Sistema Fecomércio / Senac / Sesc nessa luta por uma educação libertadora, e desejamos a todos que o VIII Congresso constitua-se instrumento de reflexão e mudança no fazer pedagógico, para construirmos juntos uma nova nação, onde a educação de qualidade seja um direito humano e não privilégio dos mais afortunados.

Bom proveito e uma cordial saudação.

Josias Silva de Albuquerque
Presidente do Sistema Fecomércio / Senac / Sesc

Fonte:http://www.pe.senac.br/ascom/congresso/ocongresso_VIII.asp