terça-feira, 24 de maio de 2011

18º Congresso Internacional de Educação

A Educação Transforma ou Reproduz a Sociedade?

 
    Participar de um evento tão grandioso com uma infraestrutura do porte do 18º Educador / Educar foi uma honra.
     O time de palestrantes foi escolhido com muito cuidado e preocupação pelo professor Marcos Melo e pela querida Luciana Melo ( Diretores da Futuro Eventos).
     Um mesmo congresso com três abordagens diferentes :
     - Management
     - Avaliação e
     - Tecnologias para Educação
     Foi sensacional!

     Minha primeira palestra foi com o Vasco Moretto falando sobre avaliação, criterios das mesmas. Comecei muito bem!

     
      O Casal de Diretores da empresa organizadora do evento nos recebem com muito carinho. Fui acompanhada da Professora Adriana Braga que desenvolve um excelente trabalho no município do Rio de Janeiro com uma turma de 6º ano experimental - Projeto Travessia/ Professor Polivalente. - Com direito a Sala Vip!
 

      Thomas Armstrong nos apresentando um  olhar positivo sobre  o mito da criança TDAH, foi muito esclarecedor.

      Perrenoud, muito sério em suas colocações, falou sobre a finalidade da escola no sec.XXI. Chegou a ser ofensivo chamando as fotografias de  coisas "medíocres". Mas é um ícone na área !




     Foram quatro dias de muitas palestras interessantes, temas como  Redes sociais e a educação (Peco), Metacognição (olha a essencia da EDUCOPÉDIA, aí!) e uma feira onde pude viajar entre materiais pedagógicos, novas tecnologias, robótica...

      Conheci na feira pessoas muito especiais. Algumas delas foram: o diretor André Caldeiras, A Ingrid imenez ,Gerente Comercial - Setor Público e a Gracélia Lopes  da Equipe da Aymará. Pessoas comprometidíssimas  com a Educação, com um mundo melhor de verdade! E que admiram verdadeiramente a nossa Secretária de Educação Cláudia Costin. Compartilhamos muitas experiências.

     Mas ao final , no último dia do evento, além da peça sobre a vida do admirado Paulo Freire, uma palestra muito me agradou, a do professor Daltro Monteiro ( http://www.professordaltro.com.br/) falando sobre emoções, motivação e a realidade do estado emocional do professor em sala de aula , tudo de uma forma descontraída, clara, objetiva e muito divertida.



   O nosso subsecretário de Tecnologias Educacionais, Rafael Parente, fez muita falta neste congresso. Mas na 8ª Jornada Internacional do Estado do Rio de Janeiro, ele estará lá, falando sobre  Educopédia e a educação no Brasil.

Queridos, este é um pequeno relato de experiências maravilhosas que viví no último final de semana.
Obrigada pelo carinho de todos, uma excelente semana,
Lívia Andrade.

 




Um comentário: